Nosso acervo de 5.000 vozes reúne desde os primeiros registros da voz humana até gravações raras e entrevistas exclusivas.
Na área internacional, destacam-se as vozes de Freud, Walt Disney, Bertold Brecht (defendendo-se ante a comissão macartista no senado norte-americano) e a polêmica gravação original de Orson Welles narrando uma suposta invasão da terra por marcianos em "A guerra dos mundos", entre centenas de outras opções.
Deve-se mencionar, ainda, discursos de políticos das mais diversas tendências, como Winston Churchill, Mussolini, Franklin D. Roosevelt, Fidel Castro, Che Guevara, François Mitterand, Felipe Gonzalez, entre tantos outros.
Trecho de depoimento de Donga, pioneiro do samba, ao MIS (02/04/1969)
O acervo de vozes nacionais, consideravelmente maior, tem como destaques Santos Dumont, Monteiro Lobato e o discurso de Juscelino Kubitschek despedindo-se do Senado em 1964, após ter sido cassado, além de várias jóias raras e ausentes dos grandes arquivos.
Dispomos também de uma enorme gama de depoimentos sobre a história da música e do samba (como o de Mário Lago, foto), além de uma série de entrevistas e de discursos que compõem um painel da vida política no país nos últimos 40 anos.
Ex-Presidente Juscelino Kubitschek fala sobre Diamantina (MG)
Nenhum comentário:
Postar um comentário